Diversidade Sexual e Enfrentamento de Gênero
- O que é a Coordenadoria de Diversidade Sexual e Enfrentamento da Violência de Gênero?
Setor vinculado à Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com público específico de atendimendo/acolhimento: população LGBTI e mulheres vítimas de violências.
- Qual horário de atendimento da Coordenadoria de Diversidade Sexual e Enfrentamento da Violência de Gênero?
Funciona no período das 8h às 12h e 14h às 18h.
- Qual o papel da CDGEN no âmbito institucional da UFSC?
Objetiva estabelecer políticas de enfrentamento à LGBTfobia e violência contra a mulher, na luta pela promoção dos direitos da população universitária LGBT e mulheres vítimas de violências.
- Quais ações são realizadas pela coordenadoria ?
- Apoio e acolhimento psicoeducacional, por meio do Projeto CDGEN Cuida;
- Visibilidade da agenda LGBTI+ nos espaços da UFSC, com atividades que possibilitem discussão e acolhimento às diversidades;
- Desenvolvimento de campanhas educativas sobre preconceito e violências contra a população
- LGBTI+ e mulheres;
- Acompanhamento das denúncias realizadas pela população LGBTI+ e mulheres;
- Criação de campanhas focadas nas pautas da CDGEN (LGBTI+ e mulheres);
- Estabelecimento de políticas de enfrentamento à violência e permanência.
- O que é o Projeto CDGEN Cuida e como foi criado?
Espaço de escuta, acolhimento de denúncias (junto à Ouvidoria da UFSC) e acompanhamento psicológico às vítimas de violência de gênero e LGBTIfobia – individual e em grupo, conforme as necessidades apresentadas . Foi criado a partir de uma demanda surgida na 16ª SEPEX , após o pedido de acolhimento de um aluno LGBTI em processo de sofrimento psíquico.
- A qual público se destino o atendimento do CDGEN Cuida?
Alunes, técnicos e professores da Universidade Federal de Santa Catarina que sofreram LGBTIfobia ou violência de gênero.
- A CDGEN oferece algum tipo de serviço ou acompanhamento específico às alunas mães da UFSC?
Sim! A CDGEN, junto com a gestão da SAAD, estabeleceu comitê com o objetivo de ouvir, atender e estabelecer políticas referentes às necessidades das alunas mães da UFSC.
- Quais os profissionais compõe a equipe da CDGEN?
Coordenador e psicólogo, estagiários de psicologia, museologia e letras espanhol.
- Como posso solicitar o nome social da UFSC?
É muito simples! A inclusão deverá ser requerida, por escrito, no ato da inscrição no vestibular, matrícula ou a qualquer momento durante o ano letivo. Para isso, você podem pode se dirigir ao Departamento de Administração Escolar (DAE) – prédio da reitoria II –, com documento de identidade com foto, solicitando a abertura de processo administrativo para inclusão do nome social ou na secretaria do curso.
- Em quais documentos constará o nome social?
O Nome Social constará nos documentos de identificação estudantil, endereço correio eletrônico (e-mail) e nome de usuário nos sistemas de informática;
Nas declarações e certificados emitidos para uso externo, o nome social deverá ser acompanhado do nome civil com a finalidade de garantir a validade legal do documento.
No diploma constará apenas o nome civil e a cerimônia de colação de grau considerará o nome social – sendo que na ata constará, também, o nome civil.