Capacitação em diversidade sexual no ambiente universitário

10/08/2018 17:03

Nesta quarta-feira, servidores e estagiários da Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD) e da Universidade, participaram de uma capacitação em Diversidade Sexual no ambiente universitário, com o professor José Ignácio Pichardo Galán da Universidad Complutense de Madrid na Espanha.

O professor abordou temas como a LGBTQIfobia, machismos, marcadores sociais de diferença sexual, heteronormatividade entre outros. Além disso, o professor falou sobre as diferentes barreiras dentro da universidade, as epistemológicas, físicas e arquitetônicas, burocráticas e simbólicas e as características de cada uma.

“A capacitação foi importante para aplicar e vivenciar os temas que melhorem a universidade” afirma a Secretária Francis Tourinho. Para a enfermeira Bianca Ramos a capacitação “foi de grande importância para a elucidação dos termos dentro do nosso meio”.

A capacitação foi dividida em dois tempos, no primeiro professor a todo momento interagiu com a platéia, fazendo assim uma troca de experiências em relação a construção de estereótipo de gênero que a sociedade faz. Já no segundo tempo além da interação com os presentes no auditório o foco foi como o tema diversidade sexual se encontra no ambiente universitário, como ele se apresenta, como ela está inserida nas universidades.

A capacitação foi realizada de 8h às 12h, no bloco E do Centro de filosofia e Ciências Humanas.