PROGRAMA DE MONITORIA INDÍGENA

14/03/2018 13:01

Saiu no dia 07 de março o edital do Programa de Monitora Indígena . O programa visa proporcionar um espaço de integração, contribuindo para a permanência de estudantes indígenas na Universidade, por meio da intervenção de Monitores nos processos de adaptação às atividades acadêmicas, bem como contribuir para a compreensão, pelo(a) estudante indígena, de seu novo ambiente de vivência.

O programa é mantido e administrado pela Pró-reitoria de graduação (PROGRAD) em conjunto com a Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD). Os objetivos do Programa são:

–  Contribuir para o sucesso da Política de Ações Afirmativas da Universidade, assegurando melhores condições de permanência e desenvolvimento acadêmico aos estudantes indígenas beneficiados;
– Inserir os estudantes indígenas recém-ingressos na UFSC na realidade universitária, visando a minimizar as barreiras sociais, culturais e acadêmicas existentes;
– Contribuir para a qualificação do ensino de graduação, por meio da participação do(a) Monitor(a) em práticas pedagógicas já existentes e no desenvolvimento de novas práticas;
– Promover o desenvolvimento acadêmico dos(as) Monitores(as) através do diálogo intercultural associado à reflexão sobre a diversidade como pertinente à sua formação em nível superior;
– Criar condições para que o(a) Monitor(a) aprofunde sua reflexão sobre diferentes aspectos do currículo do seu curso e sobre o desenvolvimento de habilidades relacionadas à docência em sua área de formação acadêmica.

O exercício da Monitoria indígena dará direito ao auxílio-transporte e a uma bolsa mensal, proporcional aos dias trabalhados, no valor fixado pela PROGRAD e SAAD. E os requisitos são o seguintes:

Estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFSC, entre o segundo e o último semestre de curso;
Ter disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais;

Não receber outras bolsas de ensino, estágio, pesquisa ou extensão, exceto os benefícios socioassistenciais destinados a promover a permanência dos estudantes nos cursos em que estiverem matriculados;
Não estar em débito com os relatórios de Monitorias anteriores;

Ter concluído no mínimo 40% das disciplinas cursadas no curso de graduação em que estiver matriculado.

Interessados na bolsa entrar em contato com coordenação do curso, que eles entrarão em contato com a SAAD.

Para mais informações Clique Aqui.