SAAD recebe estudantes indígenas, quilombolas e negros

03/08/2017 21:04

Nesta terça-feira, 01, a SAAD recebeu os estudantes indígenas, quilombolas e negros que ingressaram por vagas suplementares, para dar as boas-vindas e apresentar da UFSC. O reitor, Luiz Carlos Cancellier, deu as boas-vindas e apresentou as Diversidades na UFSC e contou sobre o percurso de criação da SAAD.

A secretaria Francis Solange Vieira Tourinho, apresentou a Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades e as Coordenadorias que fazem parte da SAAD. Além disso, a Profª Francis também apresentou os estagiários e a servidora da Coordenadoria de Relações Étnicos-Raciais (CRER), órgão vinculado a Secretaria e que trata de assuntos relacionados aos estudantes indígenas, quilombolas e negros.

O Programa Experimental de monitoria para os estudantes indígenas, que começa neste segundo semestre de 2017, foi divulgado para os participantes do evento. Este é um projeto da SAAD em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), a Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan) e a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e visa proporcionar a integração e contribuir para a permanência dos estudantes indígenas na Universidade.

O diretor de Assuntos Estudantis da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), Ruy Tadeu Mambrini Ribas, que estava no evento apresentou a estrutura da PRAE, os programas de assistência como Auxílio CrecheBolsa Estudantil UFSCBolsa Permanência MECMoradia Estudantil  e outros. A Coordenadora de Avaliação e Apoio Pedagógico, Soraia Selva da Luz, apresentou o Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes; o pró-reitor de Graduação, Alexandre Marino Costa, também estava presente para dar as boas-vindas ao estudantes.

Com a presença dos coordenadores dos cursos de Licenciatura Intercultural Indígena, Pedagogia, Medicina, Relações Internacionais e Administração e alguns professores, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecê-los e os professores e coordenadores de se informar e tirar dúvidas sobre os locais de assistência que podem recorrer durante os anos letivos com os alunas/os.