Dia Internacional do Orgulho LGBT

28/06/2017 15:34

Com o objetivo de conscientizar e mobilizar a comunidade universitária, a SAAD/CDGEN promove intervenções na UFSC ao longo deste dia, 28, Dia Internacional do Orgulho LGBT. Além de espalhar cartazes pelos Centros de Ensino do Campus de Florianópolis, móbiles e banners também foram colocados nos campus Joinville, Blumenau, Araranguá e Curitibanos.

 

 

 

 

 

Dia de luta

No dia 28 de junho de 1969, um episódio marcava a comunidade LGBT  e dava início a uma luta que, até hoje, persiste. Neste dia, em Nova Iorque, os frequentadores do bar Stonewall Inn, popular para a comunidade LGBT do local, organizaram um levante contra a perseguição da polícia à LGBT’s. Em homenagem a este episódio, no dia 1º de julho de 1970 foi organizada a 1ª Parada do Orgulho LGBT. Hoje, este movimento acontece em diversos países, incluindo o Brasil.

Assassinatos de LGBT no Brasil

Em um relatório divulgado pelo Grupo Gay da Bahia, em 2016, 343 LGBT foram assassinados no Brasil, o maior número já registrado pelo GGB. Ainda de acordo com o relatório, o país é mundialmente que mais se registra mortes por LGBTfobia, mais do que nos 13 países do Oriente e África onde ser LGBT é crime com pena de morte.